Agenda

Clássico em Talha Dourada

Igreja de São Sebastião,Lagos

19:00 - 19/04/2026

CLÁSSICO EM TALHA DOURADA
Apoio: Câmara Municipal de Lagos

Em música, um ‘clássico’ é uma composição que se destaca pela sua excelência e atemporalidade.
Neste sentido, a Algarve Camerata apresenta a 3ª Edição do Festival ‘Clássico em Talha Dourada’ e, com o Apoio da Câmara Municipal de Lagos, irá levar a cabo quatro concertos pelas Igrejas de Luz, São Sebastião de Lagos, Odiáxere e Bensafrim, com programas ecléticos e abrangentes no tempo, atractivos para toda a família, tanto melómanos como iniciados.

Ao incluir, ainda, um solista por concerto, e porque a Algarve Camerata é composta, maioritariamente, por músicos locais, pretende-se simultaneamente promover e descentralizar a cultura e os valores artísticos da cidade e da região, bem como as múltiplas expressões de arte (pintura, escultura, arquitetura) intrínsecas aos templos onde decorrerão os espectáculos.

O segundo concerto será no dia 19 de Abril, às 19h00 na Igreja São Sebastião, e terá como solistas o violinista João Pedro Cunha e oboísta que será anunciado em breve. E contará ainda com a participação do Coro Te Deum.

Este concerto junta o esplendor do Barroco a um final contemporâneo cheio de energia, num programa que alterna virtuosismo, festa coral e impacto rítmico. Abre com um Concerto de J. S. Bach, onde a transparência das linhas e o equilíbrio da escrita criam um diálogo elegante entre solistas e orquestra; os solistas serão João Pedro Cunha no violino e oboísta a anunciar. Segue-se o Glória de Antonio Vivaldi, interpretado com o Coro Te Deum (direcção artística - Daniela Rodrigues) da cidade de Tavira, numa das páginas mais luminosas do repertório sacro barroco, repleta de entusiasmo, contraste e sentido de celebração. O concerto termina com Heart of Fire, de Lauren Bernofsky, peça breve e intensa, de pulsação firme e carácter vibrante, que fecha a noite com um toque moderno e entusiasmante.

Não perca o concerto de encerramento do Festival 'Clássico em Talha Dourada', sob a direção de João Miguel Cunha, deixe-se levar pela magia da música clássica, e junte-se a nós na Igreja de São Sebastião, em Lagos, no dia 14 de Junho, às 21h30.

No final do concerto será servido, no pátio exterior, um beberete com degustação de chá, vinhos e produtos regionais.

Entrada livre: O público é convidado a deixar um donativo no final do concerto, que reverterá por inteiro a favor da preservação e manutenção da Igreja de São Sebastião.

Contatos

(1)

Chamada para rede móvel nacional

Siga-nos