CLÁSSICO EM TALHA DOURADA
Apoio: Câmara Municipal de Lagos
Em música, um ‘clássico’ é uma composição que se destaca pela sua excelência e atemporalidade.
Neste sentido, a Algarve Camerata apresenta a 2ª Edição do Festival ‘Clássico em Talha Dourada’ e, com o Apoio da Câmara Municipal de Lagos, irá levar a cabo quatro concertos pelas Igrejas de Odiáxere, Luz Bensafrim e São Sebastião de Lagos, com programas ecléticos e abrangentes no tempo, atractivos para toda a família, tanto melómanos como iniciados.
Ao incluir, ainda, um solista por concerto, e porque a Algarve Camerata é composta, maioritariamente, por músicos locais, pretende-se simultaneamente promover e descentralizar a cultura e os valores artísticos da cidade e da região, bem como as múltiplas expressões de arte (pintura, escultura, arquitetura) intrínsecas aos templos onde decorrerão os espectáculos.
O concerto de abertura será já no próximo dia 6 de Abril, às 19h00 na Igreja Matriz de Odiáxere, e terá como solista o tubista Paul Thomas.
Este programa apresenta um repertório clássico diversificado, abrangendo obras de diferentes períodos e estilos. A abertura da Cantata BWV 209 de Bach, traz o refinamento barroco característico do compositor. Em seguida, o Divertimento KV 137 de Mozart, exemplifica a leveza e o equilíbrio do Classicismo.
A noite ganha um tom introspectivo com o Nocturno de Franz Strauss, destacando a expressividade da tuba solista, interpretada por Paul Thomas. A intensidade retorna com as vibrantes Czardas, de Vittorio Monti, também com solo de tuba, trazendo influências da música folclórica húngara.
O concerto encerra com a Sinfonia nº 5 de Schubert, uma obra marcada por melodias graciosas e orquestração brilhante, refletindo a influência de Mozart e Haydn.
Não perca o concerto de abertura da 2ª Edição do Festival 'Clássico em Talha Dourada', sob a direção de João Miguel Cunha, deixe-se levar pela magia da música clássica, e junte-se a nós na acolhedora Igreja de Odiáxere, no dia 6 de Abril, às 19h00.
No final do concerto será servido um beberete com degustação de chá, vinhos e produtos regionais.
Entrada livre: O público é convidado a deixar um donativo no final do concerto, que reverterá por inteiro a favor da preservação e manutenção da Igreja Matriz de Odiáxere.
PROGRAMA
Johannes Sebastian Bach
Abertura da Cantata BWV 209
Wolfgang Amadeus Mozart
Divertimento em Si bemol Maior, KV 137
Allegro assai
Andante
Allegro di molto
Franz Strauss
Nocturno
Vitorio Monti
Czardas
[Solista: Paul Thomas]
Franz Schubert
Sinfonia nº 5 em Si bemol Maior, D. 485
Allegro
Andante con moto
Menuetto: Allegro molto
Allegro vivace
Direcção: João Miguel Cunha